quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Aprender com o Gombby...

Como já referimos noutros comentários, a televisão pode ser uma mais-valia no processo de desenvolvimento da criança. Se aliarmos esta tecnologia ao processo de aprendizagem podemos obter resultados impressionantes. Como tal, elaborámos uma pesquisa sobre programas de televisão que possam ser utilizados em ambiente de sala de aula com o intuito de explorar a área de Língua Portuguesa.

(Fonte: http://canelaehortela.com/home/wp-content/uploads/2010/09/gombby.jpg)

Ao longo da pesquisa encontrámos diversos programas adequados ao público infantil. Contudo, seleccionámos o desenho animado “A Ilha do Gombby”. Este é transmitido diariamente, no Canal Panda, de 2ª a 6ª às 9h00 e às 17h00 e ao fim-de-semana às 10h00. A série foi criada com o intuito de colmatar a falta de qualidade, princípios e valores que existe em alguns desenhos animados actuais que não proporcionam ao espectador aprendizagens significativas.

O protagonista destes episódios é o Gombby, um padeiro que vive na Ilha Verde. Além da sua profissão adora investigar todos os enigmas que surgem no seu dia-a-dia. Para viver estas aventuras, Gombby, conta com os seus amigos Celeste, Palhinhas, Professor, Engenhocas e muitos outros (ver os seus perfis em: http://www.gombby.com/index_start.html) que vivem com ele na Ilha Verde, estas são personagens com as quais as crianças se podem identificar o que aumentará o interesse pela série. Este nosso amigo está sempre pronto a aprender coisas novas e a viver novas aventuras. Estas, por sua vez, complementam as aprendizagens formais ampliando a cultura dos destinatários.

As histórias de Gombby são principalmente dirigidas a crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 6 anos de idade, o que não invalida o facto de poderem ser visionadas por crianças com idades superiores a 6 anos e por adultos. Têm como principal objectivo apoiar o desenvolvimento individual e social da criança, promovendo e transmitindo conhecimentos importantes para o seu crescimento enquanto cidadão consciente de valores como a amizade, a entreajuda, a partilha, o altruísmo, a compreensão, entre muitos outros.

Sendo a Língua Portuguesa uma área transversal a todas outras áreas curriculares, é aprofundada nestes episódios, tanto de forma directa como indirecta. Como tal, os educadores, os professores e os pais podem utilizar o visionamento destes episódios para realizar junto das crianças actividades que promovam o desenvolvimento de algumas áreas curriculares, principalmente a Língua Portuguesa.


 



Para ler o texto na íntegra e ver as actividades que elaboramos clique Aqui!

Até ao próximo Post. 

Sem comentários:

Enviar um comentário