Como referimos num comentário mais antigos, intitulado "Aprender a jogar...", os jogos lúdicos e interactivos podem ser um dos recursos utilizados por educadores e professores, uma vez que estes estimulam a criatividade, a imaginação e fornecem-lhes uma noção da realidade enquanto sociedade.
Com o auxílio do programa Jclic realizámos um jogo educativo que é composto por seis actividades.
Com o auxílio do programa Jclic realizámos um jogo educativo que é composto por seis actividades.
O tema escolhido para o jogo é as Quatro Estações do Ano.
Todos os jogos que realizámos são direccionados especialmente a crianças do 2º e 3º ano de escolaridade, dado o grau de dificuldade em algumas actividades que abrangem mais a escrita de palavras e interpretação de algumas imagens.
Neste jogo é possível encontrar:
- "Bem-vindo!" - uma pequena mensagem introdutória;
- "Olá... eu sou a Primavera" - puzzle com uma imagem que simboliza a Primavera;
- "Encontra o meu par" - jogo de memória com imagens que caracterizam a Primavera;
- "Olá... eu sou o Verão" - puzzle com uma imagem que simboliza o Verão;
- "O que sou?" - jogo de resposta escrita, no qual o jogador tem que escrever o que vê na imagem apresentada, estas imagens caracterizam o Verão;
- "Olá... eu sou o Outono" - puzzle com uma imagem que simboliza o Outono;
- "Como me chamo?" - jogo de associações com imagens que caracterizam o Outono;
-"Olá... eu sou o Inverno" - puzzle com uma imagem que simboliza o Inverno;
- " Descobre-me" - jogo de sopa de letra;
- "Nós somos as Estações do Ano" - puzzle com uma imagem que simboliza as estações do ano;
- "A história das estações do ano" - jogo de preencher espaços em branco.
Esperemos que gostem e que tirem o maior partido do nosso jogo!
Até ao próximo Post.
Caras alunas,
ResponderEliminareis o comentário aos vossos jogos.
Na história sobre as estações do ano, é muito difícil encontrar as palavras trocadas, como se refere na mensagem inicial.
Não percebo o sentido da janela de ajuda do jogo onde se escreve o nome dos objectos no ecrã.
No jogo em que se pede para associar o nome à imagem parece haver uma grande confusão de conceitos. Existem frutos, estados do tempo e estações sem que se associem entre si. Algumas das imagens são reais, outras são desenho. Algumas das imagens, nomeadamente as que representam as estações, estão muito pequenas o que dificulta a sua leitura. Algumas das associações não são claras, por exemplo a imagem usada para a neve também podia representar o Inverno. O jogo devia ser dividido em vários onde fosse claro, para cada um deles, o objectivo de aprendizagem.
A sopa de letras tem, também, uma certa mistura de conceitos. Não seria melhor optar por uma sopa com palavras associada a uma determinada estação? Podíamos ter algumas peças de roupa dessa estação, ou alguns estados de tempo, por exemplo. Neste caso havia o objectivo de tratar o vocabulário associado a uma determinada estação do ano.
No jogo em que associam imagens a cada uma das estações, parece haver incoerências. Por exemplo, a maçã associa-se ao Verão, mas comemos maçãs todo o ano. A chuva e o vento associam-se ao Outono, ou será ao Inverno?
Cumprimentos
Rosário
Professora, de acordo com o seu comentário efectuamos as alterações necessárias no nosso jogo. Esperamos que agora esteja de acordo com as expectativas.
ResponderEliminaros melhores cumprimentos,
Joana e vanessa