sábado, 22 de janeiro de 2011

Pixton...

Pixton é uma ferramenta online gratuita que permite realizar banda desenhada. Lá podemos encontrar imagens que podem ser utilizadas para a criação de uma banda desenhada, ou até mesmo criar as nossas próprias imagens. Para além disso, podemos também, criar novas histórias de banda desenhada ou aproveitar bandas desenhadas já realizadas e a partir daí dar continuidade a várias histórias.
Podemos ainda publicar as nossas histórias aos quadradinhos e receber opiniões sobre estas.
É uma ferramenta divertida onde podemos ser quem quisermos e dar largas à imaginação, e não custa nada aceder é só clicar Aqui!

Para que seja possível ter  uma pequena ideia do que se pode fazer com este programa, dêem uma vista de olhos à nossa BD.
Esperemos que gostem!


Até ao próximo Post.

Wordle...

O Wordle é um software a partir do qual é possível efectuar, online,  a criação de "nuvens de palavras", a partir de textos. Neste software é igualmente possível modificar fontes, cores, disposição, entre outros aspectos. As palavras que são focadas com mais frequência ao longo do texto são as que aparecem em maior tamanho na "nuvem de palavras" deste software. 
É uma ferramenta que é bastante criativa para trabalhar diversas temáticas com crianças, que possibilita que cada um dê asas à imaginação e decore o sua "nuvem" ao seu gosto a partir de, por exemplo, textos criados por si.
Este software permite realizar "nuvens" sobre variados assuntos, tal como nós realizamos uma "nuvem de palavras" a cerca do nosso blog.
Esperemos que gostem!





Até ao próximo Post.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Hora de reflectir...

"Reflectir... Ao leres, descobres. Ao descobrires, questionas. Ao questionares, aprendes. Ao aprenderes ... reflectes!" (Maurício Oliveira)

(Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_SESF2vJEOc5irHfAdg1eC-82ZT8NmeQEK-xz4RkzD_0tpzmmwkX-xq4bOGo5p9irdqQxjWLvkCUersZRbg0r45JPW-_YKWREOK5jSG6xoxjBW_3J-sGgffKBBCGNZxCSi9OjTDOTzuJk/s1600/thinking-cap.gif) 

 

Para ler a Reflexão Pessoal da Joana clique Aqui!

Para ler a Reflexão Pessoal da Vanessa clique Aqui!


Até ao próximo Post.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A Televisão...

É  cada vez mais comum nos dias de hoje as aprendizagens também partirem do visionamento de programas de televisão. Contudo, é importante ter em conta diversos factores:

Actualmente a interacção entre os media e o processo de aprendizagem é cada vez mais notória, pois existe uma preocupação por parte de pais, educadores e professores de introduzir as novas tecnologias não só como fonte de entretenimento, mas como fonte de conhecimento. Contudo é importante que haja por parte do espectador uma compreensão acerca do que está a visionar e é essa compreensão que o adulto deve implementar na criança, de forma a que esta consiga reter informação que enriquece o seu percurso formal e informal. 

Se o papel da escola é preponderante na interacção da criança com a televisão de forma produtiva e benéfica, também o papel dos pais é fulcral pois é no seio familiar que estas tendem a estabelecer o primeiro contacto com a televisão e por isso cabe aos pais a tarefa de ajudar na descodificação da mensagem, ou seja, auxiliar na interpretação dos programas que visionam. Contudo esta tarefa não parece ser simples, pois com a evolução das tecnologias existe um maior leque de programação que nem sempre é a mais apropriada, como tal, cabe a quem esta a visionar, seleccionar os programas que permitem um maior desenvolvimento. 

Para ver o texto na íntegra clique Aqui!


Até ao próximo Post.

Aprender com o Gombby...

Como já referimos noutros comentários, a televisão pode ser uma mais-valia no processo de desenvolvimento da criança. Se aliarmos esta tecnologia ao processo de aprendizagem podemos obter resultados impressionantes. Como tal, elaborámos uma pesquisa sobre programas de televisão que possam ser utilizados em ambiente de sala de aula com o intuito de explorar a área de Língua Portuguesa.

(Fonte: http://canelaehortela.com/home/wp-content/uploads/2010/09/gombby.jpg)

Ao longo da pesquisa encontrámos diversos programas adequados ao público infantil. Contudo, seleccionámos o desenho animado “A Ilha do Gombby”. Este é transmitido diariamente, no Canal Panda, de 2ª a 6ª às 9h00 e às 17h00 e ao fim-de-semana às 10h00. A série foi criada com o intuito de colmatar a falta de qualidade, princípios e valores que existe em alguns desenhos animados actuais que não proporcionam ao espectador aprendizagens significativas.

O protagonista destes episódios é o Gombby, um padeiro que vive na Ilha Verde. Além da sua profissão adora investigar todos os enigmas que surgem no seu dia-a-dia. Para viver estas aventuras, Gombby, conta com os seus amigos Celeste, Palhinhas, Professor, Engenhocas e muitos outros (ver os seus perfis em: http://www.gombby.com/index_start.html) que vivem com ele na Ilha Verde, estas são personagens com as quais as crianças se podem identificar o que aumentará o interesse pela série. Este nosso amigo está sempre pronto a aprender coisas novas e a viver novas aventuras. Estas, por sua vez, complementam as aprendizagens formais ampliando a cultura dos destinatários.

As histórias de Gombby são principalmente dirigidas a crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 6 anos de idade, o que não invalida o facto de poderem ser visionadas por crianças com idades superiores a 6 anos e por adultos. Têm como principal objectivo apoiar o desenvolvimento individual e social da criança, promovendo e transmitindo conhecimentos importantes para o seu crescimento enquanto cidadão consciente de valores como a amizade, a entreajuda, a partilha, o altruísmo, a compreensão, entre muitos outros.

Sendo a Língua Portuguesa uma área transversal a todas outras áreas curriculares, é aprofundada nestes episódios, tanto de forma directa como indirecta. Como tal, os educadores, os professores e os pais podem utilizar o visionamento destes episódios para realizar junto das crianças actividades que promovam o desenvolvimento de algumas áreas curriculares, principalmente a Língua Portuguesa.


 



Para ler o texto na íntegra e ver as actividades que elaboramos clique Aqui!

Até ao próximo Post. 

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Contar histórias...

Os livros transportam-nos para outras realidades, ajudam-nos a compreender o mundo que nos rodeia e a nós próprios.
São recursos muito importantes para o desenvolvimento das crianças, principalmente quando têm qualidade e são bem contextualizados. Estes recursos preciosos podem e devem ser aliados às tecnologias. É importante que a apresentação de um livro, por exemplo, seja feita de forma dinâmica e interessante. E por que não utilizar programas como o PhotoStory para obter este resultado?
Nós elaborámos um pequeno vídeo sobre “A girafa que comia estrelas”. Este destina-se, principalmente, a crianças do 2º ano do 1º ciclo, mas pode ser visionado por crianças mais novas (pois a história é contada na oralidade).
Escolhemos esta história por ser doce e nos fazer aceitar o inimaginável. E quem não gostaria de ter duas amigas assim?








Para saber mais sobre "A Girafa que comia Estrelas" clique Aqui!


Para saber mais sobre a elaboração do vídeo clique Aqui!

Até ao próximo Post.



quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Aprender com as Quatro Estações do Ano

Como referimos num comentário mais antigos, intitulado "Aprender a jogar...", os jogos lúdicos e interactivos podem ser um dos recursos utilizados por educadores e professores, uma vez que estes estimulam a criatividade, a imaginação e fornecem-lhes uma noção da realidade enquanto sociedade.
Com o auxílio do programa Jclic realizámos um jogo educativo que é composto por seis actividades.
O tema escolhido para o jogo é as Quatro Estações do Ano.
Todos os jogos que realizámos são direccionados especialmente a crianças do 2º e 3º ano de escolaridade, dado o grau de dificuldade em algumas actividades que abrangem mais a escrita de palavras e interpretação de algumas imagens.

Neste jogo é possível encontrar: 
- "Bem-vindo!" - uma pequena mensagem introdutória;

- "Olá... eu sou a Primavera" - puzzle com uma imagem que simboliza a Primavera;
 
- "Encontra o meu par" - jogo de memória com imagens que caracterizam a Primavera;

- "Olá... eu sou o Verão" - puzzle com uma imagem que simboliza o Verão;

- "O que sou?" - jogo de resposta escrita, no qual o jogador tem que escrever o que vê na imagem apresentada, estas imagens caracterizam o Verão;

- "Olá... eu sou o Outono" - puzzle com uma imagem que simboliza o Outono;

- "Como me chamo?" - jogo de associações com imagens que caracterizam o Outono;
-"Olá... eu sou o Inverno" - puzzle com uma imagem que simboliza o Inverno;

- " Descobre-me" - jogo de sopa de letra;

- "Nós somos as Estações do Ano" - puzzle com uma imagem que simboliza as estações do ano;

- "A história das estações do ano" - jogo de preencher espaços em branco.

Esperemos que gostem e que tirem o maior partido do nosso jogo!

Até ao próximo Post.