sábado, 27 de novembro de 2010

Aprender a jogar...


Actualmente viver sem as tecnologias parece impensável, como tal, temos vindo a observar uma enorme evolução das mesmas. 
Não foram só as tecnologias que progrediram, também as mentalidades dos seus utilizadores sofreram transformações. As TIC nas escolas são um exemplo disto mesmo, onde as tecnologias têm vindo a exercer um papel fundamental na educação. Como tal, os professores e educadores têm explorado diversos métodos e recursos que facilitem o desenvolvimento e prática do conhecimento por parte das crianças e jovens. Estes além de contribuírem para o desenvolvimento incentivam, também,  a aprendizagem, pois a criança está imersa numa sociedade cada vez mais tecnológica.

Os jogos lúdicos e interactivos podem ser um dos recursos utilizados por educadores e professores, uma vez que estes estimulam a criatividade, a imaginação e fornecem-lhes uma noção da realidade enquanto sociedade.

Segundo Orso (1999. p.7) “a acriança precisa ser alguém que joga para que, mais tarde, saiba ser alguém que age, convivendo sadiamente com as regras do jogo da vida. Saber ganhar e perder deveria acompanhar a todos sempre”. Ou seja, a criança pode obter exemplos da vida prática através dos jogos e assim poderá futuramente lidar de melhor forma com as adversidades que possam surgir.

Como tal, considerámos pertinente fazer uma breve pesquisa acerca deste tema procurando encontrar um jogo interactivo que seja pedagógico. No decorrer da pesquisa encontramos um site de uma professora chamada Carmen Rojas Gordillo Badajoz. Este site foi “criado com o intuito de apoiar o ensino/ aprendizagem do português língua estrangeira”. Este é um site rico, não só no que diz respeito a jogos educativos, como também, a outras informações que possam ser do interesse de profissionais da área da educação, de crianças e do público em geral. Através deste encontrámos inúmeros jogos interactivos e seleccionámos um para analisar e apresentar.
 
O jogo escolhido pertence à área curricular do inglês e tem, como tal, o intuito de facilitar a aprendizagem desta língua. Intitulado de “The colours” tem como temática as cores. Neste jogo podemos ver dez imagens diferentes e o objectivo é escrevermos, em inglês, a cor de cada uma. As suas instruções são em inglês (no topo podemos ler: “Write the color of the presente image!). O jogo destina-se a crianças de 4º ano e permite ao jogador explorar o "mundo" da escrita em inglês e a associação da palavra à cor.
Pedir uma pista, ver a resposta e verificar se a resposta está correcta são as três hipóteses que o jogador tem. É de frisar ainda que não existe qualquer cronometragem, deixando o jogador gerir o seu tempo, também pode avançar ou recuar nas imagens, quando se erra na resposta surge uma mensagem a dizer para tentar de novo (“Try again”), surgindo a oportunidade de tentar de novo, e quando se acerta na resposta surge uma mensagem a dizer que está correcto (“Correct”). Existe ainda a pontuação que surge na forma de percentagem no topo da página.

 Até ao próximo post.

1 comentário:

  1. Caras alunas,
    Descreveram a vossa opção com algum cuidado, mas não reflectiram sobre a qualidade da vossa escolha. Podiam-no ter feito com base nos comentários feitos em sala ou nos textos dos cadernos SACAUSEF.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar