sexta-feira, 5 de novembro de 2010

“As TIC no processo de ensino-aprendizagem: uma presença desejável ou dispensável?”

Para responder a esta questão elaboramos um pequeno texto. Onde expomos os prós e os contras da utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem.

Não iremos apresentar o texto todo, mas o leitor pode lê-lo na íntegra Aqui!

As TIC têm sofrido uma enorme evolução e com o aumento da sua utilização surgem diversas controvérsias. Independentemente de considerarmos que podem ser uma “presença desejável" no processo de ensino-prendizagem, temos de compreender que as TIC, cada vez mais, fazem parte do nosso dia-a-dia, sendo utilizadas diariamente por milhares de pessoas.

De facto, esta evolução tecnológica veio alterar a sociedade e a visão que esta tem do mundo, que é mais global, inovando, por sua vez, as estratégias educacionais. Contudo e apesar da inovação nas TIC, em contexto educativo, estas em alguns casos tendem a não ser exploradas pelos professores da melhor forma ou, em outros casos, não são utilizadas. Tal ocorre devido a estes optarem por uma postura de resistência à sua utilização, pois isso leva à necessidade de alterar as estratégias e os métodos até então utilizados.

Esta “febre tecnológica” desencadeou novas formas de aprendizagem, levando a que a escola deixasse de ser a principal fonte de conhecimentos. Como tal, surge a necessidade de a escola dar um passo em frente fazendo face a estes novos desafios. Mas e se “o que nos é oferecido como revolucionário não passa, na maioria dos casos, de soluções do passado, adornadas com o fulgor das tecnologias”
[1]?

As TIC podem de facto ser uma presença indesejável se não forem utilizadas com prudência, pois existem inúmeros perigos que tornam a sua utilização pouco segura. Como por exemplo, determinados conteúdos que são desadequados à idade das crianças, como é o caso da pornografia, sites de venda directa, chatrooms, entre outros.

Para além disso, a utilização das TIC pode levar a que os estudantes deixem de utilizar os “métodos antigos” (por exemplo a pesquisa em livros), abandonando um pouco a exploração de outros recursos, pois existe uma facilidade de pesquisa e uma elevada quantidade de informação disponível e acessível “à distância de um clique”.

A não utilização das TIC pode desencadear a exclusão social, por parte da sociedade das tecnologias (infoexclusão), pois estas permitem, que a um ritmo acelerado, a sociedade evolua, servindo de interacção pessoal e intercultural, globalizando a informação e tornando-a acessível a quem a procura.

Contudo, as TIC podem também ser benéficas se aliadas a diversas dinâmicas educacionais. Os professores podem utilizar as tecnologias em benefício da educação e dos alunos, aproveitando o entusiasmo que estes revelam pelas TIC. Tornar uma aula interactiva e mais participativa pode ser agora mais simples se conseguirmos cativar o público com e para a utilização de tecnologias. Embora as tecnologias não façam bons ou maus professores podem ser uma boa forma de tornar o ensino mais apelativo.

Em suma, a internet é um assunto muito debatido nos dias de hoje. Contém prós e contras, mas não será possível negar que é uma fonte rica em aprendizagens para quem a utiliza. A internet tem vantagens na sua utilização, bem como, na sua não utilização, e há que saber gerir estes dois factores, para que a longo prazo não se torne um problema. Para tal, é necessário que o incentivo à utilização das TIC com qualidade seja iniciado na escola por parte dos professores. Os pais e educadores têm também um papel fundamental na educação do uso das TIC como ferramenta lúdica e vantajosa, devendo por isso transmitir-lhes a noção das consequências que a utilização dos media podem ter nas suas vidas, sejam elas positivas ou negativas.

[1] Citação retirada do texto Novo conhecimento/ Nova aprendizagem de António Dias de Figueiredo.


Texto reformulado.

Para ler o texto na integra clique
Aqui!
Até ao próximo post.



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